segunda-feira, 30 de abril de 2012

1º dia na casa da vó cecilia e 1ª noite só com meus pais

quando voltar a trabalhar, em setembro, é na casa da vovó cecilia que quero deixar a clara. meu projeto é contratar uma babá para ficar com a bebê sob a vigilância da minha mãe. deixar e buscá-la todos os dias vai ser puxaaado, considerando a distância entre as duas casas e o local onde trabalho, mas assim será mais seguro e tranquilizante para a mamãe aqui. aí, se tudo der certo, no início do próximo ano ela começa a ir para a creche, provavelmente em meio período.

até chegar setembro, porém, teremos muitos dias na minha mãe. lá clara e eu não ficamos 'sozinhas', além de ser mais próximo e prático para resolver o que é preciso, ir ao shopping etc... na segunda, 30 de abril, resolvemos começar a treinar essa rotina. nos primeiros 12 dias da clara em casa, mamãe estava indo alguns dias para lá e a minha sogra - a vó neuza - ficou com a gente por mais de uma semana. juntas com minha irmã, michelle, elas me deram um hiper apoio. além de cuidarem de mim, da minha alimentação, tomaram conta da casa, das coisinhas da clara, e me ajudaram com a bebê. graças a elas, tudo se tornou mais fácil! e eu serei eternamente grata. 

minha sogra precisou voltar para aracati e minha mãe também tem os compromissos dela. já a minha irmã, a dinda da clara, decidiu tirar uma licença e deve ficar até julho paparicando a clara bem de pertinho. de qualquer forma, neto e eu temos que começar a nos virar. se adaptar à nova rotina é o primeiro passo. o primeiro dia no apartamento da minha mãe deu uma ideia de como será o ritmo quando minha licença-maternidade acabar. organiza bagagem, arruma a bebê, coloca mais de mil coisas no carro, desarma carrinho/arma carrinho... e por aí vai.

a ideia é ir montando uma miniestrutura no ap da vó cecilia aos poucos, para ir facilitando essas idas e vindas. de início, a preocupação é com a adaptação da clara. de cara, ela estranhou um pouquinho, por culpa nossa também. ao invés de levar o berço-móvel, optamos pelo carrinho. clara, que gosta de dormir toda esticada, não conseguia tirar sonecas longas no aperto do carrinho. resultado: foi ficando enjoadinha ao longo do dia e, ao chegar em casa, deu pela primeira vez trabalhinho para dormir. 

também improvisamos o banho. mas quando o assunto é água ela curte de todo jeito. tomou banho de bacia na casa da vó e adorou do mesmo jeito!

o retorno para a casa previa mais uma novidade, mais para os pais da clara do que para a clara: desde o nascimento da bebê, neto e eu ainda não tínhamos passado uma noite sozinhos com ela em casa. a dinda e a vó neuza vinham se revezando nas noites com a bebê. não que eu conseguisse me desligar totalmente e dormir profundo...mas com elas ali, eu ficava mais tranquila, sem contar que elas ajudavam a pegar a bebê, trocá-la e no que mais fosse preciso.  

minha irmã super se preocupa e queria continuar dormindo com a clarinha. mas seria cansativo demais para ela continuar nesse ritmo, sem dormir direito à noite e ainda passando o dia ajudando. então quis assumir esse turno por completo. por conta da cirurgia e também pela segurança, optamos por armar o berço móvel no meu quarto com neto (a meta é que ela volte pro quartinho dela no terceiro, quarto mês). assim eu poderia olhá-la sem sair da cama e não ficaria andando de um quarto para outro.

só fiquei tensa porque coincidiu de justo nesse dia a clara estar tão enjoadinha. mesmo assim, ela apenas demorou para dormir. depois só acordou para mamar, como sempre faz, em dois horários:  entre 12h e 1h e às 3h. mais um teste para neto e eu. mais uma aprovação =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário