terça-feira, 17 de abril de 2012

recuperação (quase) perfeita

um dos motivos de resistir à cesárea era a recuperação. logo depois do parto, no hospital, o difícil é manter a boca fechada e ficar deitada em posição reta, conforme mandam. muita gente querida* foi me visitar. as pessoas iam chegando, falando da clara, e eu ali sem poder conversar. mas me esforcei ao máximo para estar bem o mais rápido possível.

minha recuperação teria sido 100% perfeita não fosse um acontecimento: demorei demais para me levantar - por medo - e, consequentemente, para fazer xixi. devido à anestesia e, imagino eu, à movimentação dos meus órgãos, não entendia bem os sinais e demorei para perceber que estava com vontade de ir ao banheiro.

por volta das 15 horas, comentei isso pela primeira vez com michelle. íamos nos organizar para que eu me levantasse, mas foi justamente quando começaram a chegar as visitas da tarde. nessa brincadeirinha, duas horas se passaram, e a dor veio. fui no céu e voltei. me torcia toda e tremia, do pé à cabeça. a dor diminui um pouco quando ligaram para o meu médico pedindo uma medicação. mas eu continuava a sentir um incômodo. só quando finalmente fiz xixi a dor sumiu por completo. ALÍVIO. foi muito ALÍVIO.

nesse ponto, também, talvez tenha faltado um pouco de orientação. só à noite, depois de todo esse desespero, a enfermeira veio com o comentário: 'você deveria ter se levantado desde quando começou a se alimentar'. isso tinha sido às 14h. ficou a lição: além de não falar - sim, vale a pena manter a boca fechada. é começar a falar para você ter gases -, se levante assim que for liberada. tudo com muita calma, claro, sem fazer muito esforço. 

* clarinha e eu agradecemos as visitas das tias e tios ... érika, edu, virna, silvia, ricardo, ívila, juliana, carol, claudiano, cássia, nira, manu, jorge, juliana e jérsika.

Nenhum comentário:

Postar um comentário