terça-feira, 28 de maio de 2013

depois da queda, a aposentadoria do berço

não sei se vou conseguir descrever em palavras o que senti ao ver clara no chão, chorando, ao lado do berço. a culpa é imediata: 'como pude deixar minha filha cair?'. foi questão de segundos. deixávamos clara brincando no berço todas as manhãs para nos arrumar. enquanto me vestia no quarto em frente, escutei o barulho. sabe quando você sabe o que está acontecendo, mas não quer acreditar?

foi tudo muito rápido. peguei-a no chão e gritei por neto, que tomava banho. clara chorava muito. vê-la chorar é sempre assustador. me senti uma merdinha (com a licença da palavra) vendo minha filha sofrer por um deslize meu. sei que crianças caem, que isso é 'normal', que vai (espero que não) acontecer outras vezes, mas não é fácil.

e a preocupação??? clara caiu do berço, de uma altura considerável (mais de um metro). como não vimos a queda, nossa primeira ação foi tentar identificar quais partes do corpo tinham sido mais atingidas. ela parece ter caído de frente. bateu a testa; isso era bem nítido... não subiu calombo, mas ficou bem roxo. demos um banho nela, colocamos gelo na testa, conseguimos acalmá-la e fizemos esforço para mantê-la acordada.

fora o susto, ela parecia bem, não apresentava nenhum sinal preocupante. seguimos com a rotina normal do dia. ao chegar na creche, porém, ela começou a chorar muito de novo, estava manhosa e a cabeça devia estar doendo ainda, mas contei com a ajuda das tias para acompanhá-la com mais atenção.

na creche deram banho nela novamente, mas ela continuou a chorar/reclamar; dormiu por alguns minutos e acordou novamente choramingando. não era um choro descontrolado; ela brincava, ficava calma e vez ou outra choramingava. por volta de 10 horas, ela dormiu novamente, estendeu o sono por umas duas horas; foi quando acordou bem. em nenhum momento recusou a alimentação, merendou e almoçou excelente, como sempre.

no trabalho, passei umas das manhãs mais tensas da minha vida. pesquisei em muitos sites e blogs se deveria ou não levá-la a um médico ou hospital. li e reli todos os sintomas preocupantes após uma queda. me acalmava, ficava nervosa, me acalmava, ficava nervosa, entre uma e outra ligação para a creche. paz mesmo só quando cheguei na creche, no horário do almoço, e a vi bem, brincando. aos poucos, meu coração foi se acalmando.

por precaução, aposentamos o berço de madeira. clara ameaçava sair do berço sozinha já fazia uns dois meses, quando aprendeu a passar a perninha pela grade. mas a gente sempre acha que não vai acontecer. agora clara dorme no berço móvel. ela continua a levantar a perninha, na tentativa de 'passar pela grade' e sair do berço, mas a altura é maior. enquanto ela não consegue, a gente pode se arrumar com mais tranquilidade... pelo menos por enquanto.

mas, afinal, o que fazer em caso de queda?
BabyCenter
TuaSaúde
Bebê.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário