sexta-feira, 5 de julho de 2013

um dia ela é mordida, no outro ela morde

quando clara iniciou as atividades na creche este ano, em fevereiro, fomos logo surpreendidos por uma mordida. até comentei aqui minha calma em relação ao assunto. afinal, são crianças. na época, li alguns artigos sobre e o que mais chamou minha atenção foi o de um mãe contando que no momento da fúria a gente nem cogita a hipótese de que, em futuro (bem) próximo, a situação pode se reverter. eu cogitei, ainda bem.

ontem, quando fui buscar minha pequena na creche, recebo a notícia: "mãezinha, a clara agora tá mordendo". de cara, senti até um medinho de perguntar o que tinha acontecido. nem respirei e a tia me sai com a próxima bomba: "ela mordeu DOIS coleguinhas". DOIS coleguinhas, como assim???? em resumo, ela quer os brinquedinhos que os amigos estão segurando, como eles não entregam fácil, ela vai lá tentar tomar à força e tchá, taca a mordida! :(

fiquei envergonhada e chateada. as tias não quiseram entrar em detalhes, mas uma soltou o nome de uma das vítimas. uma bebê que adoro, super tranquila e simpática; até já criei uma certa intimidade com a mãe dela. as tias disseram que preferem não dar nomes porque mães já se 'pegaram' por conta disso. é aquela história...quando sua filha é a vítima, qual a sua reação? querer saber quem foi, ir lá tomar satisfação! só que estamos falando de bebês, crianças com meses ainda, no máximo 1 ano e meio.

sinceramente, não há culpados. não há como você cobrar de uma mãe, em uma situação dessas, que ela controle seu filho. eles estão em uma fase de descobertas, conhecendo novas texturas, vivendo uma fase de experimentação. isso sempre foi muito claro para mim. por isso quando clara foi mordida fiquei tranquila, pedi apenas atenção das professoras.

ontem, quando clara fez vítimas, me senti impotente, sem saber o que fazer. clara vive em um ambiente sem brigas e recebe muito, muito carinho. mas morder é algo que não precisamos ensinar, é instintivo, é como ela entendeu que pode se defender. ainda assim, conversei muito com ela. talvez ela não tenha relacionado uma coisa com a outra, mas no fundo sei que ela sabia que estava levando carão =) agora só nos resta ficar acompanhando, para mostrar que MORDER NÃO PODE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário