quinta-feira, 25 de abril de 2013

#1aninho

você sabe que o seu bebê tá crescendo quando a creche devolve as mamadeiras. você sabe que aquele serzinho já não é mais tão indefeso assim quando, de um dia para o outro, começa a chorar pedindo por favor para não ser 'deixado na creche'. um ano se passou rápido, rápido demais até. acho que de tão intenso, voa.

clara completou um aninho neste 17 de abril. não é um ano, é um aninho. escrito no diminutivo, falado com voz de criança... porque é assim - um misto de abobalhado, brega e apaixonado - que a gente fica depois de descobrir tanto amor. é até difícil escrever sem fugir dos clichês. porque é, sim, o maior amor do mundo, o sorriso mais lindo, a alegria diária, o acordar mais aconchegante...

ontem, passada a correria da festa de aniversário dela, parei para colocar a casa em ordem. aliás, só agora, sinto minha vida voltando 'ao normal'. a faxina é quase um recomeço. o início de uma nova fase. já não teremos mais mêsaniversários e muitos itens do enxoval da clara já começaram a ser devolvidos, empacotados, doados...

difícil é praticar o desapego nessas horas. a caixinha com as peças que quero guardar é maior do que a sacola de peças a serem doadas. esses dozes meses estão aqui, no meu coração. tão enraizados que transformaram aquela emanuela que chorou de medo ao se descobrir grávida em uma pessoa melhor, mais serena, mais equilibrada. ainda assim, é difícil se desfazer da primeira roupinha, do tênis rosa com azul, do macaquinho colorido que a deixava ainda mais fofa. cada detalhe formam a história da minha clara. e desse primeiro ano dela conosco, em família.

minha filha é tão liinda. olho, olho, olho e ainda não acredito que fui capaz de fazer uma coisinha tão linda daquelas. clara é puro amor. é amor que une, que contagia, que encanta. tento escrever aqui um pouquinho sobre ela e simplesmente me perco em lembranças.

clara é gaiata feito o pai, mas franze as sobrancelhas como eu e não sorri de cara pra qualquer um. é apaixonada pela minha mãe e passa hoooras brincando com a vovó na cama sem dar um pingo de trabalho. ela é dorminhoca e, quando acorda, adora ficar de chamego na cama com o pai, só curtindo a preguiça. aprendeu a falar "mã mã" aos oito meses. a dar a bênção pra mamãe do céu bem antes disso e a fazer 'nãããão' com o dedinho. canta parabéns, bate palminha e coloca o dedinho na palma da mão quando escuta a música do pintinho amarelinho. tem trilhões de brinquedos, mas é apaixonada mesmo é pela mônica, seu primeiro mordedor, e adora encaixar peças. foi à primeira festa aos 2 meses e passou no teste, dormiu feito um anjinho, ao som de muito barulho.

cresceu 24 centímetros em 12 meses e engordou 6,6kg. nesse período, nunca passou uma noite em claro, mas teve uma ou outra em que o sono não foi contínuo. teve algumas gripes, duas mais duradouras (por volta dos cinco e sete meses) e sofreu - e ainda sofre - um pouquinho com o nascimento dos dentinhos. só não perde o apetite! =)

clara é linda, simplesmente linda. o cheiro mais gostoso, o sorriso mais sapeca, o choro mais dengoso. amo, amo e amo. para ela, deixo meu coração aberto. porque por ela, meu amor aumenta mais e mais. diariamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário