quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

#9meses

quando se tem um bebê por perto, há sempre muitas novidades, há sempre o que e sobre escrever. difícil é ter tempo para parar - com calma - e postar. difícil é descrever em palavras cada gesto, cheirinho e emoção. mas vamos a um resuminho dos últimos acontecimentos:

#9meses
clara está medindo 75cm e 10,5kg (consulta em 23/01). a médica, que já dizia que ela parece uma criança de 1 ano, agora mudou o discurso para: "ela tem tamanho de menino de 1 ano". o bom é que ela é cresce e engorda proporcionalmente. toda gostosinha, na medida =)

#oruimdetrabalharfora
acho até que já comentei aqui sobre meu receio de perder os detalhes. na última segunda-feira, quando cheguei em casa no fim do dia, estavam neto e minha mãe comemorando o fato de clara ter soltado beijinhos, pela primeira vez. perdi e tô até agora tentando fazer com que ela repita o feito =(

#coraçãodemãe
clara estava há cerca de um mês sob a supervisão da minha mãe, com a ajuda de uma conhecida da família, a fátima. ela chegou para quebrar um galho durante o recesso da creche e foi ficando. no dia em que combinamos dela estender os seus serviços também para o mês de fevereiro, eis que a ex-chefe dela liga pedindo para que ela retorne ao trabalho. tomei um banho de água gelada. em questão de horas tive que matricular clara na creche novamente e organizar todo o material para que ela começasse já no dia seguinte, 29/01. fiquei tão desnorteada. acho que a ideia de clara ir para a creche doeu mais agora do que na primeira vez, quando ela tinha cinco meses e ainda não olhava para mim dizendo 'mã mã'. 

#voltaàsaulas2013
gosto muito da creche da clara. e para mim foi tranquilizador ver que fiz a escolha certa quando optei por eles. além do cuidado com as crianças, lá as coisas não são burocráticas. fui matricular a clara na correria, precisando que ela retornasse de imediato. e tomei outro susto. o berçário está sem aluno e as professoras de 'recesso'. mas as diretoras de prontidão se disponibilizaram a dar um jeito e assim o fizeram. só fiquei um pouco receosa dela ficar na turma do infantil I. as crianças são as mesmas com as quais ela conviveu ano passado, mas querendo ou não já andam, são mais velhas, estão mais desenvolvidas. fico na dúvida se isso é ruim ou se é até melhor para que ela se desenvolva ainda mais rápido.

#convivência
o fato é que a clara é a mascote da turma, mais uma vez. e em muitos momentos se torna o centro das atenções. não sei se por isso, mas não é que ela levou uma mordidinha no primeiro dia de aula? foi de leve, mas foi uma mordida. a tia veio falar comigo, se desculpar. disse que a clara puxou o brinquedo da mão de outra criança. e também que há dois 'mordedorizinhos' na sala. não me estressei, acho que é normal considerando que são crianças - e ainda bem pequenas -, mas deixei bem claro que tem que redobrar a atenção. uma vez aceito, não pode é se transformar em rotina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário