domingo, 6 de maio de 2012

estreia em eventos sociais e voltinha pelo condomínio

tenho relatado todas as saídas da clara. com tudo indo tão bem, me programei para dar umas voltinhas no sábado, 5 de maio, já que tinha convite para duas festinhas - o chá de fraldas da cecilia, que está na barriga da minha amiga nati, e o aniversário de caelany, filha da minha prima silvia - e estava precisando respirar outros ares. 

nessa data, clarinha estava com 18 dias completos. muito novinha, eu sei. mas a ideia era sair de casa cedinho, chegar no chá da nati umas 17h30 - com pouca gente ainda - e passar uns 30, 40 minutinhos. o aniversário de caelany seria bem tranquilo, já que era aqui mesmo no condomínio e pra pouquíssimas pessoas. 

neto e eu tentamos, mas não conseguimos sair no horário programado. como as mamadas dela ainda são bem flexíveis, fica impossível programar quando ela vai querer o peito. já viu tudo, né? clara não deu trégua e quando conseguimos sair, era umas 18h. chegamos na nati já tava lotado de gente, muito barulho... aí não deu outra: ela acordou em menos de 10min, estranhou o ambiente, sentiu calor e chorou, chorou...

como clarinha não é de chorar, ficamos logo morrendo de pena. mas o combinado era voltar no mesmo minuto, caso ela estranhasse. não sei exatamente o que a fez chorar. se a roupa que era calorenta demais, se o barulho, se o ambiente novo, se sentiu fome ou se a soma de todos esses fatores. o que sei é que bastou sair do 'barulho' para ela silenciar.

não me arrependi de ter ido. sair não fez mal nenhum a ela, principalmente porque não forçamos nadinha. assim que ela ameaçou não estar gostando dali, a retiramos de lá. achei a experiência super válida, principalmente para neto e eu. uma coisa é estar em casa com ela, com toda uma estrutura, pessoas para ajudar. outra é se aventurar em ambientes diferentes, ainda mais quando se é marinheiro de primeira viagem. é assim que vamos aprendendo - ela, o pai e eu. sem contar que ainda pude rever os amigos, mesmo que rapidinho (#bomdemais).

não desisti da programação seguinte. quando saimos da nati, clara entrou no carro, mamou e dormiu. levamos ela dormindo, no bebê conforto, para o aniversário de caelany. a situação era bem mais favorável, claro. além de estar ao lado de casa, a festa tinha pouca gente e a maioria era parentes nossos. quem disse que ela sequer se mexeu? se comportou super direitinho. mas não forçamos muito, umas 21h fomos para casa. 

como tudo é novo para nós, pais, e para a clara, minha estratégia é ir experimentando, respeitando sempre os limites dela. afinal, agora quem manda é a nossa princesinha! uma saidinha ali, uma voltinha aqui. no domingo seguinte (6), por exemplo, foi a vez de dar uma voltinha pelo condomínio com ela à noite, passeio que ela até então tinha feito apenas nos horários do banho de sol. foram só uns 20 minutinhos e ela adorou!

Nenhum comentário:

Postar um comentário