domingo, 27 de maio de 2012

com a dengue, veio a descoberta da rede e da chuquinha

ninguém espera adoecer quando tem sob seus cuidados uma pequenininha de apenas um mês. no domingo, 20 de junho, logo após o almoço, comecei a perceber que não estava bem. e não estava meeeesmo. quando dei por mim, o termômetro marcou 40º de febre, além de estar sentindo moleza e dor no corpo. era difícil até segurar a clara.

comecei a me preocupar com a amamentação. mas, mesmo fraca, não deixei de dar a mama.a febre ia e voltava. já era tarde da noite de domingo quando começamos a pensar em um plano b. neto saiu com roberto atrás de uma farmácia para comprar aquela bombinha de tirar o leite. como foi doloroso desmamar. mas com muita careta tirei uma quantidade razoável de leite para ter tempo de enfrentar as emergências lotadas dos hospitais.

na segunda, amanheci melhor. e enrolei a ida ao médico durante toda a semana. para não desperdiçar o trabalho, fizemos um teste com a chuquinha. achávamos que a clara ia estranhar o bico de borracha. mas, que nada! ela devorou tudo em questão de segundos. o problema é que os sintomas continuaram e eu fiquei me sustentando a base de tylenol. na sexta, amanheci toda empolada. ou seja, não tinha erro: eu estava com dengue, e não com virose, como pensava.

quando acordei e me vi daquele jeito fiquei doidinha. estava amamentando há uma semana com dengue. mas logo, logo descobri que não fazia mal a bebê. o prejuízo, na verdade, era para mim, já que estava tendo as minhas energias sugadas duplamente: pela amamentação e, agora, pela dengue. o fato é que, dessa vez, não tive mais tempo de tirar o leite, precisava ir ao médico. e tinha guardado quantidade suficiente para uma chuquinha (50ml), apenas.

passei mais de cinco horas na emergência da unimed, enquanto clarinha ficou com a dinda michelle e a vó cecilia. a solução foi comprar e dar o nan. não foi um dia muito fácil, mas elas conseguiram segurar as pontas. para isso, tentaram dar o bico pela primeira vez, mas clara segurou por alguns minutos apenas, para alegria dos pais dela. e também recorreram à rede.

essa sim foi uma ideia maravilhosa. até então, não tínhamos colocado a bebê para dormir de rede. mal sabíamos o quanto era bom. bom para a clara, que tanto gosta de dormir como de ficar brincando dentro da rede. e bom para nós, que encontramos na rede um alívio para nossos braços.  assim que voltei do hospital, retomei a amamentação e dupliquei a quantidade de líquido na minha dieta para aguentar o ritmo.

apesar de tudo, ainda tive muita sorte. posso dizer que minha dengue foi das mais leves e rápidas. no domingo, 27, minhas plaquetas já tinham normalizado. graças a deus!

fica a dica: se não quer recorrer ao nan, tenha sempre um leitinho no congelador para o caso de emergências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário