uma colega grávida postou, esses dias, uma foto no Facebook das chupetas personalizadas - e lindas - do enxoval do filhão. ela queria, simplesmente, mostrar mais um dos muitos mimos que está preparando para ele. mas, é claro, a foto gerou todo um debate.
sempre tem por perto aqueles donos da verdade, dizendo o que você deve ou não fazer. tem que ser parto normal, tem que amamentar, não pode dar a chupeta, tem que fazer assim, tem que fazer assado, tem, tem, tem...
ainda grávida, comentei aqui o quanto era importante conversar com mães, tias, avós e afins para extrair um pocuo da experiência delas. só que sempre adotei uma tática: FILTRAR. depois que a clara nasceu, sendo muito sincera, às vezes me finjo de doida, faço de conta que nem escuto mesmo. porque se não a gata pira.
neto e eu combinamos de tentar evitar o uso da chupeta. mas sempre estivemos prevenidos. comprei uma e ganhei outra para o enxoval da clara. como ela sempre foi muito calma, e dormia muito bem, não sentimos a necessidade de usar. o que aconteceu? pertinho de completar dois meses, clara começou a chupar o dedão.
bebês sempre amam chupar as mãos. e com ela não foi diferente, desde o início. mas nesse momento ela agarrou foi o dedão mesmo, e podia ser qualquer um dos dois. batia o sono, ela começava a chupar o dedinho e, em segundos, dormia. nesse ponto, era maravilhoso, porque ela simplesmente dormia sozinha, sem nenhum balançar, nenhuma musiquinha que fosse. por outro...
como eu ouvi. é, porque se você oferece o bico, falam. se não oferece, falam também. então ouvi que a culpa era minha por ela estar chupando o dedo; que tirar a chupeta era fácil, mas o dedo...; que ela ia chupar dedo até ficar velha. e de tanto ouvir, comecei a oferecer o bico a ela. mas quem disse que a clara quis? cuspia o bico para longe. aí relaxei. e é tão lindo! deixei a coisa rolar...
e sabe o que aconteceu depois? passado uns dois meses e meio, ela começou a parar de chupar o dedo, sozinha, sem esforço algum. passa dias sem colocar o dedão na boca. vez ou outra ainda acontece, mas deixou de ser um hábito diário.
não tranco a chupeta, pelo contrário. como ela está passando por muitas mudanças - voltei a trabalhar, ela está meio período na creche e mais outro período longe de mim -, até deixei um bico na creche, no caso dela estar chorando, agitada. nessas horas tudo é válido.
por tudo isso, voltando a foto postada pela minha colega, é que digo: só tenho cinco meses como mãe, mas falo com propriedade... cuide do seu filho como o seu coração manda. não há regras, o que existe de monte são pessoas querendo impor o certo e/ou o errado. leia, converse com o pediatra e vá aprendendo dia-a-dia o que é melhor para vocês. ontem a clara chupava o dedo, hoje já não mais e, a qualquer momento, pode vir novidade por aí...aguardemos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário