segunda-feira, 26 de setembro de 2011

segunda-feira: dia de começar a dieta (saudável)

eu não poderia escolher melhor dia para escrever esse post, tinha que ser uma segunda-feira, o dia oficial do início das dietas. tô grávida, eu sei. mas nem por isso me livrei do grande mal das mulheres. grávida também precisa fazer dieta. também tem que controlar a gula. e precisei levar um puxãozinho de orelha do médico para entender o recado.

na consulta da última quinta-feira, 22 de setembro - a nossa segunda consulta, mais precisamente -, o objetivo principal era analisar todos os exames pedidos pelo médico, apesar de já estar tranquila pela leitura leiga que tinha feito deles. o dr. egito disse que está tudo ótimo comigo. descobri até que já tive rubéola na infância, o que é ainda mais tranquilizador. e também que está tudo ótimo com o bebê.

as contas do médico estavam certas desde o início quanto ao tempo da minha gravidez. estou na 11ª semana. e tendo todas essas datas confirmadinhas, já sei exatamente quando esse bebêzinho aqui foi gerado. tinha chegado de São Paulo, primeira vez que Neto e eu ficamos uma, duas noites longes depois do casório, aquela saudade, pois é... tá explicado!

mas voltando à consulta, estava indo tudo bem, o dr. egito deixou a gente ouvir o coração do filhote novamente - que estava batendo ainda mais forte dessa vez (175 batimentos/minuto) - ... até que ele pediu que eu me pesasse. eu já sabia/sentia que tinha engordado uns quilos. o que eu não sabia é que da gravidez mesmo, em dois meses, só eram 800 gramas.

ou seja, o médico está calculando a partir de 58 quilos, mas não sei ao certo se estava pesando 58 ou 59 antes de engravidar. de qualquer forma, eu já tenho aí de três a quatro quilos de saldo. se o recomendado é que eu engorde 12 quilos no decorrer dos noves meses, eu só posso engordar mais oito nos sete meses que faltam. o que parece impossível diante do meu ritmo nos primeiros dois meses. tenso, ein?

pois sim...eu saí do consultório arrasada. porque assim...fazer um dieta doida pra mim não é lá tão difícil, faço uma, duas semanas de loucura e perco meus dois, três quilos a mais. só que eu não posso fazer doidice nenhuma grávida, a dieta agora tem que ser saudável. e é difícil DEMAIS ser saudável quando você detesta comidas saudáveis. eu amo alimentos salgados, AMO! e eles nunca estão em dieta nenhuma.

o que eu também não posso é ficar nessa nóia toda. até porque o importante é que o bebê esteja bem. tô tentando tirar as massas do meu dia a dia, pelo menos dos dias da semana =). e comer o máximo de saladas e frutas e sucos que posso (apesar de não ser fã de nada disso). mas confesso que já tô ansiosa para a próxima consulta, quero me esforçar mais esse mês para ver se tenho um desempenho mais satisfatório no próximo. força!   

sábado, 17 de setembro de 2011

coração acelerado, o do bebê e dos papais também

criei esse blog para contar sobre a minha estreia no mundo mãe e para registrar o crescimento do meu baby, mas como sempre faço nos meus blogs, cá estou há dias sem postar. e olha que assuntos não faltam. mas vamos papear um pouquinho... ainda seguindo as ordens passadas pelo médico na nossa consulta inicial, fomos no dia 3 de setembro (após duas semanas, conforme pedido por ele) fazer a primeira ultrassom, a transvarginal.

meu único objetivo com esse exame era saber se o bebê estava bem. desde a descoberta da gravidez, ainda não tinha feito nadinha que me garantisse isso. a consulta com o médico tinha sido só um bate-papo, além dele receitar vitaminas e milhares de exames. os exames de sangue também não me revelavam nada sobre a criança diretamente, apenas sobre mim. ou seja, eu continuava no zero a zero.

fomos, neto e eu, à clínica do dr. luís moreira para a ultra. ele tinha sido indicado por uma amiga e também pelo meu médico, mas acabei depois ouvindo outras pessoas falarem super bem dele, inclusive que ele é certeiro no palpite sobre o sexo, apesar de estar super calma quanto a isso. e pela quantidade de gestantes lá, acho que acertamos na escolha.

bom, mas vamos ao que interessa: a ultra. o médico iniciou o exame falando exatamente o que eu queria ouvir: que eu estava grávida mesmo; que lá estava o bebê, com o coração batendo; que estava tudo bem; e que pelo visto era apenas um... acho um luxo quem tem um casal de gêmeos, mas fiquei feliz em saber que não são dois porque, né, a gente tem que ter muita calma/tempo/dedicação/verba nessa hora. e o príncípe ou princesinha que vem aí merece atenção exclusiva =)

se Neto e eu choramos? não. nem achei que isso foi acontecer. é um momento de emoção, é. o pai tem que estar presente, demais. é lindo ficar olhando praquela manchinha no meu útero e ver a cara do pai tentando entender tudo que o médico diz e pensando que aquele pontinho cinza vai estar lá em casa chorando daqui há sete meses. tipo assim...tá ali, na sua frente, e com um coração ora difícil de ouvir, ora batendo forte como o de um adulto. é mágico.

por falar em meses, o médico disse que a gente não se preocupasse em ficar contando as semanas. a data de 'aniversário' do nosso bebê é 18. então, neste domingo, 18 de setembro, ele completa dois meses! no dia do exame, 3 de setembro, ele estava com 1.20 centímetros. tão piquititinhooo.... sobre o sexo, o médico acredita que no início de outubro já pode ser possível identificar, mas vou esperar completar três meses, para não ficar nesse vai e vem.

bom, seguindo essa contagem sugerida pelo dr. luís moreira, a previsão de nascimento, quando o bebê completa nove meses, é 18 de abril de 2012. ai ai... a gente pensa que demora, mas agora faltam apenas sete meses! o tempo voa.... e a ansiedade só aumenta =)

* só para constar...é claro que gravamos a ultra e é claro que gravaremos todas as outras (R$ 5,00 só, não dá para falir. se bem que, no total, talvez dê a grana de um pacote de fralda rsrsrs). as vovós e titias têm que acompanhar o crescimento desse bebê tão amado já. na faixa, só deu o barulho do coraçãozinho dele!!! #todosbaba

coloco as imagens da ultra em breve. tô apanhando do prt scr